terça-feira, 21 de maio de 2013

Olás

Sim, eu posso criar um blog.
Respirei fundo algumas vezes e assim começo a escrever, de um jeito tímido e desengonçado, daquelas que não sabe se deixa ou tira cada vírgula do texto. É José, foram-se os anos de redações semanais na escola.

Em primeiro lugar, boa noite a todos!
Desde minha primeira rede social, quando pedia um "quem sou eu" no perfil, eu já ficava meio tensa, difícil falar de mim, portanto, para o meu falecido orkut eu resolvi essa questão plagiando Renato Russo, "acho que não sei quem sou, só sei do que não gosto".
Mas aqui vou ter que desfiar algo mais, então vamos lá!

Me chamo Mariana, tenho 24 anos, nasci em Goiânia (GO), mas moro em Campinas (SP) desde 2007, quando vim fazer faculdade. Me formei ano passado em Ciências Biológicas e atualmente faço mestrado na Unicamp, com projeto em Biologia Animal, mais especificamente estudo uma espécie de mosca a ser usada na Terapia Larval (TL), uma bioterapia em que as larvas da mosca se alimentam do tecido necrosado da ferida de animais (incluindo o homem), limpando e auxiliando a cicatrização. Esse vídeo mostra um pouco da TL sendo aplicada em um hospital nos Estados Unidos, se alguém tiver problemas em ver larvas comendo ferida, vá com calma.


Pode parecer clichê, mas gosto de natureza e temas relacionados a meio ambiente, palavras-chave como lixo, energia e sustentabilidade me chamam a atenção.
Os seres vivos (exceto pernilongo) me fascinam, e em especial o homem, poder trocar ideias com um ser da mesma espécie é algo genial!
Além de prosear também não nego um filme e uma atividade física: corrida, bola, bicicleta, dança e ultimamente, ginástica! Se me chamar pra algum programa desses pode me acordar cedo que eu vou numa boa. A primeira foto é de uma apresentação do Grupo Ginástico Unicamp (GGU), do qual faço parte desde o começo desse ano, na inauguração de uma escola municipal em Vinhedo (SP), e a segunda é de uma pose acrobática que eu e um amigo fizemos em um dos treinos.




Sugeriram falar de sonho, e um dos meus é ser entrevistada pela Marília Gabriela. Acho ótimo que as entrevistas dela nem sempre são com pessoas famosas, mas a história do entrevistado sempre é interessante, de alguma forma ele é referência no que faz, e acho isso incrível. Fazer um trabalho honesto e que contribua para a mudança positiva no mundo é o que quero na minha vida, tanto como bióloga quanto como ser humano.
Ainda não sei com o que estarei trabalhando no futuro, mas além do profissional acredito que podemos começar essa mudança que queremos no mundo já!
Sinto que aos poucos tenho começado esse movimento em mim, desde a infância já gostava das aulas de artes em que dávamos novo sentido aos materiais pra fazer um presente pra mamãe (ela adorou o porta-retrato de macarrão) e pro papai (a caixa de sapatos que virou caixa de ferramentas também fez sucesso); e depois na adolescência, quando fui escoteira e fiz alguns trabalhos voluntários em hospital. Por algum motivo, falta de tempo, afinidade ou maturidade, parei com essas atividades na época do vestibular.
Porém, há pouco mais de um ano a voz do voluntariado me chamou novamente, pelo TETO, uma ong que faz a denúncia que eu queria ver no mundo e fez meus olhos brilharem.




 Na última construção conheci uma pessoa incrível, que me apresentou o Oasis, e me surpreendi com esse jogo, tão profundo e ao mesmo tempo tão simples. Do Oasis pro Guerreiros sem Armas já viu né? Um pulo! Por isso cá estou.


Não sei onde isso vai dar, mas desde já agradeço ao universo pela oportunidade de estar aqui, concorrendo com outras pessoas, o que significa que tem mais gente querendo fazer a mudança, o que é um ótimo sinal!

Gostaria de terminar esse começo de GSA com uma frase da minha coleção:
"Começar não é apenas um tipo de ação. É também um estado de espírito, um tipo de trabalho, uma atitude, uma consciência." (Edward Said)

Boa sorte a todos nós e bom jogo!

Mariana


3 comentários:

  1. Boa sorte Doriii!
    Sua linda! Rumo à composteira mundial!!!!

    ResponderExcluir
  2. Dori, amei seu blog! Muito lindo e muito verdadeiro, muito você! Desejo toda a sorte do mundo e, como eu já disse, se depender de torcida, JÁ GANHOU!

    ResponderExcluir