terça-feira, 28 de maio de 2013

#PROVA DA TERRA


"No CAMINHO DO SIM é fundamental descobrir seu poder de transformar as coisas com foco na abundância.
Reduzir, Reutilizar, Reciclar são os primeiros passos para entender como o seu consumo e suas atitudes afetam o mundo. 
Queremos que mostre como você aplica estes conceitos de forma concreta e com ações na sua vida. 
Pense nos seus resíduos e nas coisas que você deixou de usar de uma forma abundante. Transforme a energia parada em movimento. Veja o que pode reaproveitar ou dar um destino para as coisas que não usa mais. Faça uma lista e nos mostre de que maneira vai reutilizar itens do seu dia-a-dia. Pense em formas criativas para lidar com esse desafio."
Hoje ainda é o primeiro dia de prova, porém quando abri o email e li a tarefa fiquei empolgada e vi que era hora de colocar em prática algo que eu tinha em mente há um tempo mas que, por preguiça, eu ainda não tinha feito acontecer.
Acho que essa prova tem tudo a ver com o que fiz na Prova da Água, e gostei dessa ligação. 
Como falei naquela prova, na minha casa já praticamos a separação do lixo: catadores de lixo reciclável passam na rua 2x/semana e o lixo orgânico vegetal cru vai para a composteira. 



 O que faltava aproveitar que eu andava encucada há um tempo era o cocô da Canis, a cachorrinha que mora com a gente. Sempre catamos com saquinho seus resíduos na rua e jogamos no lixo do banheiro, mas queria uma alternativa para isso. Daí procurei na internet e achei um blog que me deu uma boa ideia: composteira de fezes caninas! 
O passo a passo está bem explicado no site -> (http://www.cachorroverde.com.br/index.php/composteira-de-fezes-caninas-e-composteira-a-prova-de-caes/), mas resumidamente funciona assim: juntar as fezes do animal com cascalho, enzimas microbiológicas (para limpeza de tanque séptico) e cal, num balde com furos para vazamento do composto na terra (sob o balde). Lembrete: cocô canino compostado não deve ser utilizado na horta dos legumes, verduras ou frutas que você irá consumir, porque pode ainda conter micróbios e parasitos prejudiciais aos humanos.
Comprei o que faltava, peguei um pouco de pedra na rua e fiz. 




Agora é aguardar as próximas semanas pra ver se funciona e observar a velocidade da decomposição! Tendo novidades aviso aqui.
Aproveitando essa prova, lembrei de um site muito interessante de "Pegada global" -> http://www.footprintnetwork.org/en/index.php/GFN/page/calculators/, que calcula quantos planetas seriam necessários se todos os habitantes vivessem com o nosso estilo de vida. Aí te pergunto, quanto vc calça? 
Boa noite e bom feriado a todos!
Mariana




Um comentário: