quinta-feira, 23 de maio de 2013

# PROVA DA ÁGUA


Escolha 3 qualidades que você atribuiu " * Não tenho esta qualidade" ou " ** Tenho parte desta qualidade" e ponha-se em movimento para melhorar.

1. ** Acredito na transformação do mundo de forma concreta:
Tenho parte desta qualidade, porque apesar da transformação ser possível, acho que para a mudança ideal é preciso que não só pessoas se mobilizem, mas também a cultura, o consumo e a política. Ainda assim, concordo com Madre Teresa de Calcutá - "Sei que meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor."


Moro em uma república com 8 pessoas e uma cachorrinha. Há cerca de quatro anos começamos a separar o lixo reciclável, e há sete meses montei uma composteira para também aproveitar o lixo orgânico e, de quebra, adubar as plantas.
Fora isso, o que ocorria em casa em termos de consumo consciente eram situações isoladas: eu puxando orelha do pessoal todas as vezes que alguém usava copo descartável ao invés de caneca nas refeições, minha tentativa frustrada e solitária de fazer sabão e meu resgate dos potes de vidro que iriam para o lixo (mesmo que vá para a reciclagem, tenho dó de jogar tanta coisa fora sem reaproveitar mais um pouco). 
Porém, nesses 2 dias de prova dei um passo a mais nesse processo de conscientização coletiva do consumo.
Utilizei caixas de leite acumuladas em casa (sabia que teria utilidade algum dia!), canetão e barbante para fazer placas de aviso nos interruptores, torneiras e eletrodomésticos. 
Convoquei reunião na rep, falei a proposta, todos concordaram e assim será daqui pra frente.  
São avisos simples, como vcs podem ver nas fotos, mas acredito que essas pequenas mudanças na rotina farão a conta de energia baratear com o tempo e que o pessoal levará essa consciência, mesmo que inconscientemente, para outros lugares. 
Continuamos sendo apenas 9 gotas no oceano, mas a movimentação dessas gotas afeta as que estão em volta e esse efeito multiplicador ninguém segura. 
















3. * Posso articular redes sociais e mobilizar pessoas para uma causa:
Não tenho esta qualidade, porque tenho receio que os outros pensem que estou postando pela auto-promoção. Também não gosto de convencer quem não se interessa pela causa, portanto quando a ideia é boa eu divulgo somente para pessoas próximas que tenho certeza que vão curtir.

10. ** Quero compartilhar com os outros, o que aprendi:
Como disse no item 3, escolho compartilhar com quem realmente se interessa. Gostaria de melhorar esse aspecto, é possível que eu esteja me preocupando demais e acabe me surpreendendo com pessoas que nunca imaginava se interessarem pelo projeto.

Sobre esses dois pontos não sei muito bem como provar minha evolução, mas desde ontem estou falando do blog para amigos e divulgando no facebook, e muitas pessoas já vieram elogiar e perguntar sobre o Guerreiros, o Elos e o Oasis!! 
Meus pais é que ainda estão meio confusos com tudo isso e como explicar por telefone é maçante, contarei melhor pessoalmente, no feriado!
De qualquer forma, espero que continuem perguntando, lendo, comentando e divulgando mais e mais!

Uma boa noite
e um obrigada especial aos queridos que moram comigo!!

Mariana







12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Também tô seguindo a risca os passos para um mundo melhor e mais feliz! Obrigada por nos guiar Dori :-)

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh, que linda nossa rep! Continue assim, Dori!

    ResponderExcluir
  4. Mariana, quem escreve é a Gabi.. Ainda não nos conhecemos, mas quem sabe em breve, né? Também estou trilhando o Caminho do Sim! Achei super bacana sua iniciativa dos recadinhos.. E tem melhor jeito de falar de coisa séria, se não de forma divertida?? Se quiser dar uma conferida no meu blog, segue o endereço: http://gabrielaventapanegsa2014.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Mariana tudo bem por ai?? Assim como a Gabi , sou tua companheira nessa caminhada!
    Vamos se conhecer um pouquinho mais? que acha de chat via facebook? eu não consegui te achar... tenta me encontrar : laura bartelle

    Ah... aproveitando, te convido para minha causa iniciada com a prova da agua : aprecie já!

    Abaixo o video do porque apreciar!

    http://youtu.be/VbqwISZ69OY

    Se gostar, pode participar pelo facebook http://www.facebook.com/AprecieJa?fref=ts

    E boa caminhada pra gente!

    ResponderExcluir
  6. Olá Guerreiro!
    Acredito muito na colaboração pessoal de cada um no processo, sei que todos nós temos qualidades a acrescentar. Muito legal saber que não estamos sós nessa caminhada e tem várias ''sementes'' espalhadas em cada canto do mundo com o mesmo propósito. Acho super interessante ver a criatividade de cada um ao realizar cada tarefa, e como são infinitas as possibilidades de se fazer o bem.
    Estamos juntos nesse desafio que a cada passo se torna mais inspirador!
    Só de estarmos aqui agora realizando essas tarefas, já são experiências que só quem esta participando pode descrever. Temos uma qualidade muito importante em comum que é a vontade de descobrir nossos valores e sonhos e correr em busca deles para fazer um mundo melhor para todos!
    Acredito muito em NÓS!
    Li suas postagens e curti muito,muito legal a idéia das msgs na caixinha de leite..hehe Peço para que vá ao meu blog também e de uma lida e deixe sua opinião.
    E se você se identificar e acreditar que devemos estar juntos no GSA2014 que me recomende para o Fernando Conte.

    http://fernandogsa2014.blogspot.com.br/

    Meu facebook é Fernando Campos.
    Se quiser adicionar lá para trocarmos uma idéia.
    Será um prazer!

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. Muito prazer. Me chamo Silvio, tenho 33 anos, professor, casado com a Desiene e pai da Pietrinha.

    Minha formação é em Educação Física, sou professor universitário e também pesquisador numa instituição de ensino particular na cidade de Fortaleza (CE-Brasil), onde vivo há 14 anos. Sou natural de Porto Alegre (RS-Brasil), quase outra país, no extremo sul brasileiro.

    Podem conhecer-me melhor aqui: http://silviodiasjrgsa2014.wordpress.com/

    Acredito sinceramente que podemos fazer um mundo melhor. De minha parte, contribuo em minha área, a educação. E, assim como vocês, participo do "Guerreiros sem Armas 2014".

    Acredito em conexões, e gostaria muito de ajudar a criar, coletivamente, um mundo melhor.

    Conto com vocês e espero que contem comigo.

    Mantenhamos contato, falemos de nós, nos recomendemos: gsa2014@institutoelos.org

    Andemos juntos. Lado a lado.

    Saudações fraternas,

    Silvio.

    ResponderExcluir
  8. olá, guerreira! Tudo bem? Tbm estou no caminho do sim!! Entrei atrasada e to bem perdida....uso pouco a internet e sou um fiasco com tecnologia! Mas já estou feliz demais em construir essa rede! independentemente do processo de seleção, estou ENCANTADA em conhecer pessoas bacanas que estão com força e vontade de lutar junto.....bora criar uma redeee de ação bjos!
    obs: qd puder, dá uma entrada no meu blog! ele tá precisando de um "tapa no visú" (kkkk)...tá bem pobrezinho! Mas aos poucos estou aprendendo a usar! E me manda o se blog tbm!
    estelamarcondesgsa2014.blogspot.com

    vc tem facebook?

    ResponderExcluir
  9. Mariana!!!!!!!!!!!!!! o universo conspira para tornar os nossos sonhos realidade! :D, quero ver voce em janeiro, eu vou enviar a minha recomendaçao. pra voce, obrigado por a visita!!!
    Nataniel

    ResponderExcluir
  10. Olá Mari, também estou trilhando o caminho do sim!
    achei a sua ideia geniall, tomara que todo mundo coopere ai ehehe

    Beijos,
    Gabi Pereira
    gabipereira2014.wordpress.com

    ResponderExcluir