terça-feira, 11 de junho de 2013

#PROVA DO NHANDEREKÓ


Última prova do Caminho do Sim.

Avalie de forma clara e objetiva as frases, dando pontos da seguinte maneira:
*    - não tenho esta qualidade, porque…(complete a frase com sua análise)
**   – tenho parte desta qualidade, porque….. (complete a frase com sua análise)
***  - tenho esta qualidade, porque… (complete a frase com sua análise)


1. *** Acredito na transformação do mundo de forma concreta:

Tenho esta qualidade, porque apesar de ainda acreditar que a transformação depende também de mudanças culturais e políticas, pessoas mobilizadas são capazes sim de começar essa mudança, e a partir da catalização desse processo a mudança vai se tornando concreta e nos níveis cultural, político e de consumo, podendo ser a curto, médio ou longo prazo. 
Na prova da água, por exemplo, tentei melhorar esse aspecto em mim. Coloquei recados para economia de energia e água pela minha casa a fim de mostrar (aos outros e a mim mesma) que é possível, a partir desse gesto simples, conscientizar o consumo das pessoas que moram comigo. Ainda não veio a conta de energia e água desse mês, mas vou fiscalizar quando vier e comparar com os meses passados. 


2. ** Consigo equilibrar sonhos + emoções, vontades e ações:
Tenho parte desta qualidade, e o Caminho do Sim me mostrou intensamente o quanto é difícil ter o controle das emoções. A cada tarefa que surgia brotavam ideias e logo em seguida, muitas vezes, desânimo por não encontrar uma tão boa ou ver os outros participantes com projetos tão claros e eu não. Mas me apoiei nos recursos que tinha e no tempo disponível eu quis, senti e agi no meu melhor. Ainda tenho muito o que melhorar, me faltam calma e confiança em alguns momentos, mas a vida é isso mesmo, um contínuo processo de erros, acertos e auto crítica, então estou caminhando.

3. ** Posso articular redes sociais e mobilizar pessoas para uma causa:
Pra quem não tinha essa qualidade há 3 semanas, estou bem melhor! Ainda não sou uma grande mobilizadora mas já perdi um pouco da timidez, publiquei no blog e divulguei ele e eventos relacionados ao Caminho do Sim no facebook, atraindo a curiosidade de uma galera pras causas do melhor mundo já! E isso foi muito gostoso de se fazer,  responder perguntas de amigos, descobrir pessoas que eu nunca imaginei que se interessariam pelo assunto e conversar sobre várias questões práticas e filosóficas acerca do mundo e seus problemas.

4. **1/2* Tenho capacidade de transformar sonhos em realidade:
Posso colocar 2 estrelas e meia para essa questão?
Me sinto mais focada e capaz de realizar sonhos, e nas últimas semanas vi ainda mais forte a importância do coletivo, por isso, sozinha pode ser que não tenha 100% de segurança para transformar, mas que a gente tenta, ah! isso a gente tenta.



5 e 6. *** Sou uma pessoa criativa e Procuro Inovar nas atitudes:
"Tenho estas qualidades, porque me esforço em ver as alternativas (criadas por mim ou por outros) sem preconceito."
Durante o caminho senti a criatividade e inovação muito afloradas, por isso mantenho minhas *** como da primeira vez.

7. ** Tenho meus valores, crenças, mas estou aberto para o desconhecido:
Nessas últimas semanas percebi que não estava tão aberta ao desconhecido como acreditava estar.
Na prova do Ar, que precisávamos conhecer outros guerreiros, senti certa dificuldade em me abrir com tantas pessoas desconhecidas e de forma tão repentina. Aos poucos, conversando (mesmo que virtualmente) e lendo blogs fui me abrindo um pouco mais, o que ajudou muito no meu processo e na cooperação do grupo como um todo. Essa percepção mudou minha avaliação para duas estrelas, afinal não sou 100% mas estou trabalhando minha recepção.

8. *** Procuro me comunicar, mesmo não sabendo falar outras línguas:
"Gosto de conhecer pela conversa, e uma de tantas formas pra se fazer isso é pela língua. A minha preferida é a mímica." Mantenho o que disse na tarefa de aquecimento, mas refletindo agora sobre essa frase me dei conta de que conversei com poucos guerreiros estrangeiros durante o caminho. Tá aí algo pra se fazer a partir de agora, ainda é tempo!

9. *** Estou pronto para agir:
Sim!! Essas últimas semanas foram um teste para mostrar isso a mim mesma. Tivemos que pensar e agir rápido!  Foi uma experiência incrível participar do processo, que mais do que uma seleção para um programa, foi um caminho de auto-conhecimento e superação. Claro que deu um pouco de trabalho, mas como falou Marcio Kühne no livro “Em busca da autoconfiança”, "uma ideia razoável colocada em prática é muito melhor que uma grande ideia engavetada", e foi delicioso colocar em prática projetos que só ficavam na preguiça.

10. *** Quero compartilhar com os outros, o que aprendi:
Me surpreendi com várias pessoas que se interessaram pelo projeto e isso tem me dado cada vez mais vontade de compartilhar e agregar ideias, seja por rede social ou pessoalmente.
Particularmente, eu prefiro ao vivo, tomando um sorvete ou uma cerveja.

As provas acabaram, mas não necessariamente o blog!
Obrigada a todos que chegaram até aqui! Espero que não tenham cansado muito e que tenham tirado algum (bom) proveito disso tudo.
Aconselho a todos que curtiram e ficaram curiosos pelo processo que também se inscrevam no Guerreiros Sem Armas e participem do Caminho do SIM!

Boa semana a todos e até já,

Mariana



Nenhum comentário:

Postar um comentário